Novos Horizontes
A Situação socioeconômica mundial continua sendo desafiadora, já que diversos países ainda estão se recuperando da crise econômica causada pela pandemia. Compreendemos que o uso repetitivo deste termo pode ser cansativo, porém é impossível analisar o cenário econômico sem considerar esse contexto. Apesar de existirem indícios de recuperação em alguns setores, muitos outros ainda sofrem com altas taxas de desemprego, inflação e instabilidade financeira. Ademais, a guerra e as metas mundiais de descarbonização têm mantido muitas lideranças preocupadas, pois as soluções energéticas sustentáveis demandam tempo e muito investimento.
Apesar dos ventos contrários, a indústria aeronáutica vem dando sinais de recuperação com uma longa lista de clientes em busca de aeronaves para atuar em diversos segmentos da aviação. Não houve tempo para viver a crise, embora os custos de produção e a escassez de matéria prima aumentassem, ainda assim, não foram suficientes para frear o avanço da indústria aeronáutica pelo mundo. Chegamos em 2023 com grandes novidades no setor.
A recuperação da malha aérea próximo dos níveis de 2020 e o fortalecimento do transporte aéreo de cargas foram destaque neste primeiro trimestre do ano.
Em nenhum momento da história vimos tantas aeronaves sendo convertidas para configuração cargueira. Por outro lado, os helicópteros consolidaram a sua presença na sociedade moderna por sua capacidade de pouso e decolagem vertical criando diversas soluções para mobilidade aérea, transporte de emergência, segurança pública e outras aplicações.
A capa desta edição apresenta o Airbus ACH 160, que foi destaque na HAI Heli Expo, a principal feira de helicópteros do mundo. Neste número, divulgaremos a agenda de eventos aeronáuticos do primeiro semestre de 2023, além de falar sobre turismo, setor que impulsiona grande parte da aviação. Mas não para por aí, pois temos várias outras matérias interessantes. Desejamos a todos uma ótima leitura e excelentes voos.